A pandemia afetou profundamente a forma de fazer medicina. Devido à imensa transformação na Medicina, ocasionada pelo enfrentamento à pandemia, 2021 será um ano muito diferente para os médicos. O maior desafio global até o momento causou mudanças comportamentais, antecipando o futuro, como é o caso da telemedicina. As mudanças em marcha não terminarão com a vacinação ou quando o vírus regredir.
Há tendências que vieram para ficar: maior atenção do paciente às normas de biossegurança; a telemedicina, juntamente com a prescrição eletrônica, o prontuário eletrônico, o check-up digital; a digitalização de parte do atendimento médico; a valorização da vigilância epidemiológica, da Medicina Integrativa e da alimentação saudável; a educação médica online; a neuroarquitetura e principalmente, um empoderamento sem precedentes do paciente, que conquistou, dentre muitas coisas, em 2020, uma grande oferta de serviços em sua própria residência (coleta laboratorial, exames de imagens, vacinação).
A busca pela personalização dos tratamentos deve ser intensificada pelas clínicas e consultórios que não quiserem ser deixados para trás. Além de se voltarem a nichos específicos, o fechamento de parcerias estratégicas e o investimento em procedimentos com valor agregado são algumas apostas inteligentes e efetivas para 2021.
Com tantas mudanças na Medicina, o marketing médico também precisou de atualização. E profundas mudanças surgiram neste campo também.
Houve um fortalecimento dos médicos influenciadores (a hora e a vez de pequenos influenciadores), que revelam seus bastidores, dúvidas, dores, “mundo real”, ao mesmo tempo em que aumenta a rejeição e o cancelamento de “falsos influenciadores”.
O reinado do ao vivo – lives, stories e webinários – consolidou-se. Junto com o home office e a quarentena, o paciente aumentou seu tempo de navegação nas redes sociais. Assim, percebemos a importância de uma boa estratégia de marketing digital.
Plano B na Medicina
A live do #GoDigitalDoctor abordou os efeitos da pandemia na carreira do médico. Falamos sobre a importância de um plano B na Medicina e de empreender…
Há novos caminhos a serem trilhados pelos médicos?
Para conversarmos sobre este assunto, recebemos o Dr. Gustavo Condi, cirurgião, que durante a pandemia uniu-se a outro colegas cirurgiões e lançou um curso online para cirurgiões.
Vamos ouvir o médico e aprender com ele o caminho das pedras do empreender na Medicina.
Márcia Wirth
Personal Branding, Marketing Médico e Experiência do Paciente
0 comentários