
Seja bem-vindo à minha central de conteúdos.
Este não é um blog qualquer. É um espaço de aprendizado, reflexão e estratégia.
Seja bem-vindo à minha central de conteúdos. Este não é um blog qualquer. É um espaço de aprendizado, reflexão e estratégia.
Se você é médico e entende que sua carreira precisa ser conduzida com estratégia, planejamento e posicionamento, este é o seu lugar. Boa leitura!
Aqui, compartilho insights, tendências, reflexões e orientações práticas sobre:
- Personal branding médico;
- Marketing estratégico;
- Experiência do paciente como diferencial competitivo;
- Gestão de reputação, posicionamento e comunicação médica;
- Ética no marketing médico e nas redes sociais.
Explore os conteúdos. Aplique as estratégias. E, se quiser ir além, fale comigo.
Médico Celebridade Cast: podcast do Vitor Jaci
No episódio de número #53 do Médico Celebridade Cast, Vitor Jaci abre o microfone para os CEOs de agências de marketing médico certificadas pelo seu programa. Nesse bate papo, eles fornecem dicas de como o médico pode aumentar a efetividade do seu marketing, utilizando técnicas profissionais e que geram resultados.
Certificação das agências de marketing médico
A certificação das agências de marketing médico é uma iniciativa muito relevante no momento em que o Brasil atinge o marco histórico de meio milhão de médicos, pois visa aprimorar um mercado bastante aviltado nos últimos tempos, principalmente após a pandemia.
Marca pessoal do médico
A maioria dos médicos não se acha uma marca, por isso não vê razões para fazer um branding bem feito. Mas, a longo prazo, os médicos podem causar um impacto mais significativo e aumentar seu alcance trabalhando a sua marca pessoal e não a institucional. Por quê? A primeira coisa que os pacientes em potencial fazem quando se deparam com um nome é procurá-lo online.
Branding: a marca do médico em ação
Branding é a imagem que seu nome cria na mente do público. Por exemplo, quando você ouve “Clínica Mayo” ou “Dr. Ivo Pitanguy”, uma imagem vem à sua mente. Isso é o branding em ação. A maioria dos médicos não se acha uma marca, por isso não vê razões para fazer um branding bem feito. Mas, a longo prazo, os médicos podem causar um impacto mais significativo e aumentar seu alcance trabalhando a sua marca pessoal.
Tendências do marketing médico para 2021
Há tendências que vieram para ficar: maior atenção do paciente às normas de biossegurança; a telemedicina, juntamente com a prescrição eletrônica, o prontuário eletrônico, o check-up digital; a digitalização de parte do atendimento médico; a valorização da vigilância epidemiológica, da Medicina Integrativa e da alimentação saudável; a educação médica online; a neuroarquitetura.
Telemedicina e Proteção de Dados (LGPD)
A Dra. Sandra Franco é advogada, especialista em Direito Médico, doutoranda em Saúde Pública. Conversamos sobre telemedicina e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Sobre telemedicina há ainda muito o que esclarecer para os médicos. Todos os dias, converso com muitos profissionais que não estão seguros a respeito da prática.
Publicidade médica: muito mais do que um “pode”, “não pode”
Com a intenção de nortear os trabalhos de marketing médico, reuni as resoluções dos conselhos de medicina, as determinações das sociedades de especialidade e as leis que regulam a publicidade médica. São muitas as normas que norteiam o tema. É preciso conhecê-las em profundidade para fazer uma correta aplicação das mesmas.
Autoridade digital: assessoria de imprensa é ferramenta
O médico que deseja tornar-se uma referência em sua especialidade precisa aprender a se relacionar com a imprensa, evitando o excesso de exposição, trabalhando com informações da medicina baseada em evidências, não fazendo especulações, suposições, não criando falsas expectativas.
Assessoria de imagem: ferramenta de comunicação
Assessoria de imagem é um termo desconhecido de muitos médicos. Mas por estar intimamente associado ao personal branding do médico e ao âmbito da nossa atuação como consultora de comunicação, decidimos abordá-lo nesta live para aumentar o nível de conhecimento sobre o assunto.
Atendimento ao paciente na pós-quarentena
Agora, toda empresa é uma empresa de saúde, inclusive as clínicas (sim, você vai entender o contexto…). E o atendimento ao paciente ser alçado a prioridade absoluta para os médicos. A construção de alternativas que visem suavizar o medo das pessoas deverá ser uma prioridade em todos os processos receptivos e clínicos.