Após o agendamento da consulta pelo telefone ou pela internet, há um momento crucial que é o atendimento presencial ao paciente, quando ele comparecerá ao consultório ou à clínica.
Nesta ocasião, os funcionários que estão “na linha de frente” colocarão seus talentos e habilidades em teste.
Reunimos algumas dicas básicas para ajudá-los no processo do atendimento presencial ao paciente:
- Olhe para a pessoa que está à sua frente;
- Preste atenção no que a pessoa está te falando e te pedindo;
- Se você atende alguém de braços cruzados demonstra que você não está disposto a colaborar para a resolução do problema do paciente;
- Não sente em cima de uma das suas pernas dentro da recepção;
- Não masque chicletes quando estiver trabalhando;
- Responda à uma pergunta com uma resposta. E não com outra pergunta. Responda sempre o que foi questionado;
- Tenha postura. Sente-se em uma posição que indique que você está interessada em ajudar ou resolver;
- Mantenha sua mesa em ordem. Nada de papéis pregados com recados. Mantenha bolsas, sacolas e objetos pessoais sempre guardados e não expostos;
- Evite fazer ou receber ligações pessoais dentro do ambiente de trabalho.
Por Márcia Wirth
(reprodução autorizada com créditos)
Atendimento é o coração do consultório. Tecnologia é suporte! O tom de voz, a expressão facial e, principalmente, as atitudes são as impressões que o paciente retém daquele que está prestando assistência médica.
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