Ajudar médicos a se tornarem marcas valiosas e afetuosas:
#lovemarks genuínas. Este é o meu propósito!
Mentoring em Personal Branding para Médicos
Mentoring, ou mentoria, diz respeito a “um processo no qual um profissional experiente assume a responsabilidade de ajudar um profissional iniciante a melhorar seu desempenho, a exercer novas funções, a desenvolver sua carreira”. (GOMES et al., 2015, p. 27).
Refere-se a um relacionamento transformacional, um processo de desenvolvimento de pessoas, onde uma pessoa (mentor) contribui para o crescimento de outra (mentorado), em diferentes áreas da dimensão humana, a partir do compartilhamento de conhecimentos e experiências.
A mentoria em personal branding médico é um convite ao autoconhecimento. É a oportunidade de conhecer o seu verdadeiro valor antes de fazer a oferta de seus serviços aos pacientes.
A mentoria não visa “criar uma personagem” para ser aceita, mas sim destacar o que você gostaria que as pessoas soubessem sobre você e seu trabalho para potencializar o seu negócio e a sua carreira.
É o caminho ideal a ser trilhado pelo médico que deseja divulgar os seus serviços apropriadamente, de maneira personalizada, com segurança e propósito, seguindo as regras dos órgãos reguladores e sem desperdiçar tempo e dinheiro.
No final das contas é a confiança que vai trazer os negócios, as oportunidades e a credibilidade.
Para quem a mentoria é indicada?
01) Médico que tem dificuldade de se diferenciar em função da “comoditização da medicina”.
02) Médico que tem conhecimento, experiência e relevância, mas a sua imagem não é condizente com o valor que possui.
03) Médico que atua em especialidade onde a concorrência com profissionais mais experientes ofusca novos talentos, ou seja, é preciso ter uma imagem forte para se projetar. É preciso projetar a sua identidade e o que o torna único.
04) Médico que deseja maximizar o seu valor de venda, ou seja, para o profissional que só deseja atender pacientes particulares e atuar onde não há “guerra de preços”.
05) Médico que deseja lançar novos produtos (ex: cursos online).
06) Médico que deseja se tornar uma autoridade na sua especialidade. Deseja ser relevante e memorável. Sente que pode atrair muito mais oportunidades profissionais.
07) Médico que precisa reabilitar sua imagem ou fazer um reposicionamento, caso em que é necessário um rebranding.
Qual o conteúdo da mentoria?
Sessão 01:
01) O que é o branding
02) O poder do personal branding
03) Mudanças no mercado médico pós a pandemia de Covid-19
04) Diferenciação num mercado comoditizado
05) O valor da marca pessoal
06) Identidade, imagem e reputação
Sessão 02
01) Análise Swot Pessoal
02) Matriz de Serviços Médicos
03) Experiência do Paciente
04) Jornada do Paciente
05) Pesquisa DNA da marca pessoal
06) Persuasão
Sessão 03
01) Propósito
02) Causas
03) Visão, Missão e Valores
04) Telemedicina
05) Regras de publicidade médica/LGPD
Sessão 04
01) Buyer persona
02) Arquétipos
03) Concorrência
04) Posicionamento
05) Negociação
Sessão 05
01) Relatório final de personal branding, marketing e experiência do paciente.
Qual o formato da mentoria?
A Mentoria em Personal Branding tem a duração de 05 semanas, onde são realizadas 05 sessões semanais, via plataforma zoom, com a duração de duas horas cada sessão. O processo de mentoring conta também com exercícios semanais, leituras obrigatórias e cursos extras obrigatórios para complementar a mudança de mindset necessária.
Depoimentos de médicos que fizeram a mentoria
Desbravar o desconhecido torna-se mais fácil quando temos ferramentas para guiar nosso caminho. Somos um grupo de quatro amigas, médicas pediatras e neonatologias, já habituadas com a vida de plantões em UTIs e maternidades. Um dia resolvemos nos unir e entrar no mundo dos consultórios! Com medo do que estava por vir, mas com uma vontade imensa de fazer esse projeto dar certo, fomos atrás do conhecimento para construir nossa história! E foi com a ajuda da mentoria em personal branding que fizemos esse sonho nascer…
A mentoria em personal branding foi uma experiência incrível! Me apresentou um novo mundo de conhecimentos. Com certeza, finalizo o processo muito mais ciente de mim, do que desejo para o meu futuro e até mais realizada profissionalmente, pois um novo mundo de possibilidades foi aberto.
Gostei da mentoria, achei que me deu um norte e me ajudou a identificar pontos fracos que precisavam ser fortalecidos, bem como identificar qual postura devo adotar para buscar me diferenciar. Ainda tenho um caminho longo, mas vejo cada vez mais um caminho claro com um destino cada vez mais alcançável.
Ainda me falta muito para a implementação das medidas de branding na minha vida profissional, mas essa mentoria abriu enormes clareiras na mata do desconhecido por onde eu andava. Ela trouxe motivação e mostrou que, mesmo no cenário adverso que tem sido o mercado na medicina, é possível criar uma marca respeitada que gere bons frutos financeiros e de satisfação para os pacientes.
Antes de conhecer seu trabalho, estava limitada a achar que marketing médico resumia-se a posts no IG, Facebook e um site bacana. Depois do branding, reconheço que existe muito mais a ser feito, diversas ações que envolvem esse universo que você me apresentou. Seu trabalho é único, a atenção, disponibilidade, carinho e entrega na condução do projeto é admirável.
Com certeza, a Mentoria em Personal Branding mudou minha mentalidade sobre a importância do branding. Aprendi conceitos novos importantes para mudar minha postura, minha imagem e para melhorar minha vida profissional.
A Mentoria em Personal Branding foi ótima para organizar pontos importantes para o crescimento do meu nome.
A Mentoria me auxiliou na mudança de postura e do modo como enxergo o mercado, ânimo para realizar as estratégias e passos para a construção da carreira. Além de reflexões e entendimento sobre o trabalho e desenvolvimento gradual. Com a Márcia, tive a clareza que não basta uma boa formação, precisamos atrair as pessoas com mecanismos de persuasão, mídias bem construídas e imagem pessoal e profissional atraentes.
A Mentoria em Personal Branding me ajudou no conhecimento das formas de captar pacientes, no entendimento da necessidade de lançar o meu nome, a minha marca pessoal. Também abriu os meus olhos para a necessidade de organizar a jornada do paciente e focar no atendimento que prestamos a ele.
Eu sentia muita insegurança em me mostrar e criar conteúdos. Mas tive um insight na mentoria que me fez ver como eu posso me apresentar e reforçar a minha presença digital de forma ética, elegante e empoderada.
A mentoria me deu os primeiros passos para agregar uma nova carreira à minha vida profissional. Me fez olhar para mim mesma como profissional competente, me fez ver meu potencial e novas oportunidades. Me deu a estratégia de marketing que tanto buscava! Ah claro, e a minha cartela de cores!
Tive a sorte de ter mentores durante a minha formação como oftalmologista, até além da parte técnica. A mentoria em personal branding tornou a experiência, intuição e percepção própria em dados mais objetivos para encontrar o que faço de melhor e como isso pode auxiliar no meu consultório, nas cirurgias e em atividades didáticas que pratico. É um exercício único de autoconhecimento e reconhecimento. Hoje, com certeza estou mais motivado e focado. E tudo isso é possível sob a energia da minha mentora.
A mentoria foi um divisor de águas para mim. Eu já me sentia inquieta, com vontade de tomar as rédeas da minha vida profissional. A Márcia me ajudou e continua me ajudando a crescer, a melhorar, a perceber meus pontos mais fortes e minhas falhas.
Foi uma viagem para dentro de mim mesmo, durante a qual pude identificar potenciais adormecidos que espero conseguir despertar a partir de agora.
Fiz a mentoria com o objetivo de melhorar a experiência do paciente ao passar no consultório e melhorar o meu marketing pessoal e o da clínica.
O personal branding me ajudou a consolidar ideias e saber em quem focar no meu marketing. Ter uma pessoa com experiência como a Márcia nos auxiliando traz segurança e confiança.
A partir da Mentoria em Personal Branding consegui me enxergar como uma pequena empresa, e que como tal, identifiquei uma série de necessidades que vão além da prestação de serviços médicos de forma direta (consultas). Trata-se da construção de uma marca, possibilidade de aumento da autoridade e maior chance de crescimento tanto financeiro como pessoal, além da melhora da qualidade dos serviços ofertados.
Vejo a mentoria como um divisor de águas importante na minha carreira. Proporcionando evolução pessoal e consequentemente no meu posicionamento, que será de mais qualidade na internet. O processo acrescentou melhorias no serviço prestado aos meus pacientes!
Para mim, o principal ponto de virada de chave da Mentoria em Personal Branding foi a mudança do meu mindset sobre toda a experiência do paciente. Nunca havia imaginado a complexidade por trás desse processo.
A mentoria foi muito boa para mim tanto na parte pessoal, como na profissional. Me ajudou a ter mais autoconfiança, entender melhor o meu propósito e como posso colocar o “meu jeito” na forma de tratar o meu paciente e conseguir que ele veja valor nisso! Estou ansiosa para os próximos passos…