Escolha uma Página

WhatsApp Clonado: perigos à reputação da clínica

Estamos nos acostumando a receber mensagens diárias informando que o celular de alguém ou de uma empresa foi clonado e que não devemos fazer a transferência de valores que estão sendo solicitados em nome da vítima.

Esse é o “novo normal” ou podemos impedir que a clonagem do WhatsApp aconteça? Principalmente a clonagem do WhatsApp Business da clínica ou do WhatsApp pessoal do médico, repletos de dados sensíveis de pacientes.

Com a vigência da LGPD, só existe um caminho seguro para quem lida com dados sensíveis, como os de saúde, criar uma cultura de segurança na clínica, on e off-line. E isso só se faz com:

  • Programas regulares de treinamento da equipe sobre as políticas de segurança;
  • Criação de  uma política de gerenciamento de dispositivos móveis.

Por que é essencial investir em segurança on-line nas clínicas?

Porque um WhatsApp clonado causa muitos danos aos negócios! Márcia Wirth, especialista em Marketing Médico lista alguns dos prejuízos causados pela clonagem de dispositivos eletrônicos:

  • Perda de tempo para gerenciar as consequências da clonagem e do vazamento;
  • Perda financeira com custos para conter a violação, compensação de pacientes e de demais stakeholders afetados;
  • Danos à reputação provocados pela perda de confiança, repercussão negativa na imprensa, roubo de identidade, ausência de confiabilidade;
  • Interrupção operacional. Horas sem trabalhar, canalizando energia e recursos humanos para investigação, recuperação de dados, perda completa de dados;
  • Possíveis implicações legais com o vazamento de informação pessoal (ação judicial coletiva) e dado sensível (LGPD).

WhatsApp seguro na clínica

“É preciso investimento em treinamento para passar confiança no atendimento. Segurança on-line, LGPD, WhatsApp Business, netiqueta são temas que agora fazem parte das habilidades requeridas para os profissionais que realizam o atendimento nas clínicas médicas”, defende Márcia Wirth, especialista em Branding. 

Analisando o novo contexto de digitalização do atendimento em Saúde, pós-Covid-19, a consultora lanço o curso on-line, ao vivo, Imersão no Whatsapp da Clínica.  “Observando as práticas das clínicas médicas, desde o início da pandemia, detectei problemas graves de segurança on-line, como teleconsultas sendo realizadas via WhatsApp ou exames e laudos sendo encaminhados via app de mensagens. Com a vigência da LGPD, as agências de marketing médico têm o  dever de informar ao médico a importância da adequação à lei, visando preservar a reputação do negócio. No meu novo treinamento, reuni todas as informações  essenciais para que as clínicas promovam um atendimento on-line seguro e de qualidade para o paciente.  O meu curso é essencial para que o médico consiga estabelecer um relacionamento seguro,  moderno e próximo com o seu paciente hoje”, diz Márcia Wirth, estrategista de marcas médicas.

Treinamento on-line

Para apoiar as clínicas a empregarem o WhatsApp Business de maneira apropriada e segura, o curso Imersão no WhatsApp da Clínica aborda os seguintes aspectos da questão:

  • Como impedir que o WhatsApp da clínica seja clonado;
  • Como agir no caso de clonagem;
  • Por que usar o WhatsApp Business?;
  • LGPD, sigilo médico e WhatsApp Business;
  • Ferramentas do WhatsApp Business: mensagens automáticas, tags, link curto, listas de transmissão;
  • Netiqueta para Uso do WhatsApp Business;
  • Scripts: agendamento de consulta, confirmação de consulta, agendamento de teleconsulta, agendamento de procedimento recorrente, avaliação do atendimento, inscrição em canais de mídias digitais;
  • Documentos exclusivos: disclaimer LGPD para WhatsApp e termo de confidencialidade para o profissional que realiza o atendimento por este canal.

“É importante destacar que todos os profissionais das clínicas que fizerem o curso serão convidados a integrar a minha comunidade on-line para secretárias médicas. O grupo – Atender bem o paciente é o nosso propósito! – é um espaço privilegiado para troca de experiências, uma oportunidade de oferecer um suporte permanente aos profissionais que fazem o primeiro atendimento ao paciente”, destaca Márcia Wirth.

Live sobre a clonagem do WhatsApp da clínica

Nesta semana, Márcia Wirth promove uma live gratuita com o objetivo de orientar os médicos sobre os perigos da clonagem do celular da clínica.Coloque na agenda e participe!

Ariella Muniz

Veja também em News…

Dois novos sites médicos no ar!

Dois novos sites médicos no ar!

Nesta semana, colocamos dois novos sites médicos no ar! Confira a seguir o planejamento dos  recém-nascidos: Dra....

Imersão no WhatsApp da Clínica

Imersão no WhatsApp da Clínica

– Manda um Whats! É assim que estamos nos comunicando preferencialmente hoje. Mil vezes responder uma mensagem do que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?