Storytelling: como contar uma boa história

Storytelling é um termo em inglês, que significa contar histórias — se traduzido literalmente.

Na prática, é um conjunto de técnicas narrativas inspiradas em roteiristas e escritores para transformar qualquer conteúdo em uma jornada única para o interlocutor, com o objetivo de desenvolver uma conexão emocional e transmitir uma mensagem.

Caso o médico queira superar a concorrência e realmente desenvolver seu negócio, ele precisa se conectar emocionalmente com seus pacientes para tornar seu produto desejado — não apenas necessário.

Para isso, não existe um método mais eficaz do que contar histórias.

Contar histórias é uma forma de arte tão velha quanto o tempo e tem um lugar especial em toda cultura e sociedade.

Por quê? Porque histórias são uma linguagem universal que todo mundo — independente de dialeto, terra natal ou legado — consegue entender.

Histórias estimulam a imaginação e a paixão, criando um senso de comunidade entre ouvintes e locutores (ou entre o cliente e seu público).

Mas ter uma história envolvente para contar não é nada fácil. Não existe uma receita de bolo, ou uma fórmula mágica para isso.

Um storytelling bem-feito pode cativar seu interlocutor, desenvolver uma conexão emocional, gerar  brand awareness (consciência de marca) e alavancar suas vendas.

Mas não basta compor uma história impecável se ela não condiz com sua empresa ou seu produto.

Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre.

Neil Gaiman

Rabino e filósofo

Um repertório de histórias

Conversamos com Soraia Lima sobre o tema. A convidada foi minha professora na Pós-graduação de Gestão em Mídias Digitais.

É jornalista, consultora de transformação digital e futurismo, data storyteller, pesquisadora, mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e doutora em Ciências da Informação (ECA-USP).

A live foi muito gostosa de se fazer.

Os médicos poderão usar as dicas fornecidas pela especialista na suas clínicas com facilidade.

 

Márcia Wirth
Personal Branding, Marketing Médico e Experiência do Paciente 

Veja também em News…

Marca Médica Afetuosa: Dor em Foco

Marca Médica Afetuosa: Dor em Foco

Hoje é o dia de apresentar para você uma nova marca médica afetuosa! Como eu me alegro com o médico que decide mudar e...

0 comentários

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?