
Seja bem-vindo à minha central de conteúdos.
Este não é um blog qualquer. É um espaço de aprendizado, reflexão e estratégia.
Seja bem-vindo à minha central de conteúdos. Este não é um blog qualquer. É um espaço de aprendizado, reflexão e estratégia.
Se você é médico e entende que sua carreira precisa ser conduzida com estratégia, planejamento e posicionamento, este é o seu lugar. Boa leitura!
Aqui, compartilho insights, tendências, reflexões e orientações práticas sobre:
- Personal branding médico;
- Marketing estratégico;
- Experiência do paciente como diferencial competitivo;
- Gestão de reputação, posicionamento e comunicação médica;
- Ética no marketing médico e nas redes sociais.
Explore os conteúdos. Aplique as estratégias. E, se quiser ir além, fale comigo.
E-paciente, cliente, consumidor…
Se o paciente mudou, não é mais possível atendê-lo da mesma maneira. O atendimento precisa mudar também. Gil Giardelli defende que não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras. Nós defendemos que não podemos continuar “atendendo assim”, como sempre fizemos, porque simplesmente, sempre fizemos isso…
Compaixão pelo paciente: médico pede perdão
Já dizia Oscar Niemeyer, a vida é um sopro. Não esperem pelo amanhã! Peçam perdão hoje aos pacientes que sofrem com dores crônicas intratáveis, aos que não conseguem seguir à risca as orientações médicas, aos que não aderem ao plano terapêutico proposto. São esses os que mais precisam da empatia e da compaixão de seus médicos.
Médico fora do peso enfrenta preconceito
Pacientes olham com desdém – secretamente ou não tão secretamente – para médicos que estão com sobrepeso ou obesos… Sinceramente, não foi com surpresa que li os resultados do estudo – The effect of physicians’ body weight on patient attitudes: implications for physician selection, trust and adherence to medical advice – publicado no International Journal of Obesity.
Empatia pelo paciente: desenvolva essa habilidade
A empatia sempre foi considerada um componente essencial na Saúde. Pesquisas recentes têm mostrado que seus benefícios vão muito além da sala de exames. Maior empatia por parte do médico tem sido associada com menos erros médicos, melhores resultados para os pacientes e pacientes mais satisfeitos.
O que a secretária do médico deve fazer?
O exercício da Medicina moderna conta com o apoio da tecnologia, mas continua calcado na relação humana, na comunicação adequada, no vínculo afetivo, no respeito ao paciente, que, hoje, tornou-se o cliente, o consumidor. Quem está na linha de frente, ou seja, quem lida com o paciente diretamente precisa estar muito bem treinado e motivado. Esse profissional deve gostar do seu trabalho e de lidar com o público.
Atendimento Presencial do Paciente: o Poder da sua Recepção
Após o agendamento da consulta pelo telefone ou pela internet, há um momento crucial que é o “cara a cara” com o paciente, quando ele comparecerá ao consultório ou à clínica. Nesta ocasião, os funcionários que estão “na linha de frente” colocarão seus talentos e habilidades em teste.
Celebridade também fica doente
Celebridade, quando fica doente, “transforma-se num paciente”, e por isso, tem o direito de ser atendido como “uma pessoa comum”, ou seja, têm o direito de ter sua privacidade resguardada. Assim sendo, é obrigação do médico e de todo o corpo clínico do estabelecimento de saúde, bem como dos demais profissionais que lá trabalham (gerentes, secretárias, recepcionistas, copeiras, faxineiras, manobristas entre outros), zelar pelo sigilo das informações médicas desse paciente.
Quarto individual auxilia na cura
Os mais modernos hospitais do mundo já não compartilham cortinas, paredes ou tetos, reduzindo muito o ruído do ambiente, o que aumenta o conforto e a segurança do paciente no quarto. Os quartos semi-privativos estão desaparecendo.
DOC conversa comigo sobre atendimento
Quando nos tornamos pacientes, procuramos mais do que uma consulta ou um medicamento. Queremos um ótimo consultório, situado num ótimo lugar, muito bem equipado, mas gerido e “operado” por seres humanos.
Negócio Estética conversou comigo sobre o atendimento
Uma equipe motivada e treinada não é despesa. É investimento de retorno garantido. Os profissionais e as empresas de saúde já descobriram que podem ter os melhores aparelhos, os mais sofisticados exames e procedimentos, uma bela clínica, mas isso não basta…