
Seja bem-vindo à minha central de conteúdos.
Este não é um blog qualquer. É um espaço de aprendizado, reflexão e estratégia.
Seja bem-vindo à minha central de conteúdos. Este não é um blog qualquer. É um espaço de aprendizado, reflexão e estratégia.
Se você é médico e entende que sua carreira precisa ser conduzida com estratégia, planejamento e posicionamento, este é o seu lugar. Boa leitura!
Aqui, compartilho insights, tendências, reflexões e orientações práticas sobre:
- Personal branding médico;
- Marketing estratégico;
- Experiência do paciente como diferencial competitivo;
- Gestão de reputação, posicionamento e comunicação médica;
- Ética no marketing médico e nas redes sociais.
Explore os conteúdos. Aplique as estratégias. E, se quiser ir além, fale comigo.
Pós-quarentena: como retomar as atividades?
Planejar o retorno do paciente, pensar em novas formas de atendimento podem colocar a clínica em uma posição de vantagem quando o mercado “voltar ao normal”. Por isso, nada de braços cruzados. É hora de trabalhar!
O paciente deseja…
Numa época em que os consultórios e clínicas não podem dispensar pacientes, secretárias, recepcionistas, manobristas, copeiras, telefonistas, atendentes de enfermagem, enfermeiros, todos que lidam com o paciente, antes dele chegar na sala do médico, se tornaram peças fundamentais para o bom funcionamento do negócio.
Secretária: a primeira impressão sobre o médico
Concedi uma entrevista ao site Danone Baby Nutrition, que em sua parte destinada aos profissionais de saúde mantém informações relevantes sobre marketing médico, atendimento ao paciente, saúde financeira, dentre outros temas… Como é preciso ter uma cadastro no site para ter acesso ao conteúdo, decidi publicá-lo no meu site, após a publicação no site da Danone, para democratizar o acesso à informação.
Atendimento na clínica precisa de cuidados
Quem está na linha de frente, quem lida com o paciente, precisa estar muito bem treinado e motivado. Este profissional deve gostar do seu trabalho e de lidar com o público. Em caso contrário, todos os investimentos em marketing e comunicação irão por água abaixo…
Design de saúde: saiba mais
Os estudos sobre o design baseado em evidências sugerem sempre a exploração da luz natural, pois este é um elemento arquitetônico que pode colaborar com a recuperação do paciente, diminuindo a sua permanência no hospital.
Design arquitetônico para promover a cura
Os edifícios hospitalares normalmente são lugares muito estressantes, por isso temos de criar um ambiente suave que trabalhe os cinco sentidos. Sabemos que o organismo se recupera melhor quando não está em um estado de grande ansiedade e muita produção de hormônios do estresse, que aumentam a frequência cardíaca e afetam o sistema imunológico.
Estresse na sala de espera
Há anos ministrando treinamentos in company, em clínicas médicas, consegui detectar algumas situações que se repetem com frequência e são sempre motivo de muito estresse e desagrado do “novo paciente” (que é cliente, consumidor, e-paciente).
Reformas na clínica: o que é importante saber
Quando estamos falando de obras e reformas em hospitais, centros médicos, clínicas ou mesmo em consultórios, o importante é que sejam avaliadas as reais necessidades do cliente. É fundamental que o arquiteto entenda o trabalho desenvolvido por aquele profissional e pelo estabelecimento de saúde, antes de iniciar o projeto.
Sala de espera: o paciente não quer perder tempo
Tempo desocupado é percebido como tempo desperdiçado, mas o tempo ocupado é percebido como produtivo. “O pulo do gato” é fazer com que os pacientes se sintam produtivos enquanto esperam o atendimento.
Acolhimento do paciente: prepare-se!
A sala de espera de um consultório deve ser projetada de forma a oferecer “algo a mais” para seus usuários, neste caso, o foco é oferecer conforto ao paciente e aos acompanhantes. Ao invés da TV em um volume alto e incômodo e com uma programação que nem sempre agrada a todos, é importante ter luz natural, vista para o skyline da cidade, ou, se possível para um jardim externo.