Escolha uma Página

LGPD: tudo o que o médico precisa saber

A pandemia afetou profundamente a forma  de fazer Medicina: telemedicina, prescrição eletrônica, prontuário eletrônico, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), check-up digital, inteligência artificial no atendimento aos pacientes (chatbots)… 

O  projeto #GoDigitalDoctor promoveu uma live sobre a Lei N° 13.709/ 2018 , a Lei da LGPD. A lei  está em vigor desde 18 de setembro, mas há diversas lacunas na regulamentação do tratamento das informações pessoais. E há muito desconhecimento sobre a aplicação correta da lei na prática, em pequenos negócios, como consultórios e clínicas médicas. 

LGPD na prática

 

Será que o médico que participa do ClubHouse está infringindo a LGPD? O que o paciente precisa saber sobre a lei? O que os funcionários das clínicas médicas precisam saber sobre a LGPD? Quais as penalidades previstas no caso de descumprimento da lei? Para esclarecermos estas dúvidas, conversamos com a Dra. Ariella Muniz, advogada, especialista em Direito Médico e uma das autoras do e-book LGPD Descomplicada para Profissionais de Saúde ”, afirma Márcia Wirth, especialista em Branding & Marketing Médico. 

A live abordou  a importância da criação de um  check-list de seis passos para a aplicação correta da LGPD:  mapeamento de dados, desenvolvimento de uma política de privacidade, organização do atendimento aos pacientes, revisão dos contratos da clínica, treinamento da equipe e designação do encarregado de dados pessoais.

 

Márcia Wirth
Personal Branding, Marketing Médico e Experiência do Paciente 

Veja também em News…

Marca Médica Afetuosa: Dor em Foco

Marca Médica Afetuosa: Dor em Foco

Hoje é o dia de apresentar para você uma nova marca médica afetuosa! Como eu me alegro com o médico que decide mudar e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?