Começando o consultório: conversa franca

Começando o consultório: uma conversa franca . Vamos fazer  contas juntos? 

Quanto tempo dura em média a formação de um médico? Graduação, residência, especialização? No caso da Neonatologia, 11 anos. No caso da Cirurgia Plástica, 11 anos, no mínimo. 

E depois de tantos anos de estudo, o médico se depara com um desafio enorme: entrar no mercado de trabalho e abrir o próprio consultório. 

Alugar um espaço próprio? Optar por um coworking? Escolher o sistema pay-per-use? Somam-se a estas dúvidas as que são relacionadas ao modelo de negócio: consultas particulares, convênios, reembolso, clínica popular? Como escolher a localização do consultório? Preciso disponibilizar estacionamento para os pacientes? Quanto custa manter um consultório? Como devo decorar o ambiente da clínica? Como contratar uma boa secretária?

E a dúvida mais comum relacionada à minha área de atuação: como anunciar meus serviços para o paciente? Como criar uma carteira de pacientes do zero?  Como me apresentar apropriadamente para este paciente? 

Fazer o que todos fazem não tornará ninguém diferenciado.  Por isso é preciso se preparar! 

Buscar um profissional de marketing que seja capaz de guiar o médico no caminho do marketing ético e que o faça aprender sobre o que é conexão com o paciente, on e off line. Para isso é precisão preparação: análise swot, esfera de influência, propósito, causas, missão, visão, valores, persona, arquétipos, matriz de serviços, concorrência, jornada do paciente, experiência do paciente, normas de publicidade médica, persuasão, TEDs, LGPD, telemedicina, documentários, pesquisas, resgate das memórias pessoais… 

E sobretudo: é preciso ampliar o olhar para a relação da sua própria especialidade com o mundo contemporâneo. 

Começando o consultório

Para conversar sobre todos esses temas, em primeira pessoa, convidamos para a nossa live três médicos que estão abrindo seus consultórios agora e passaram por toda essa jornada recentemente. 

Recebemos com carinho a pediatra e neonatologista, Camila Stolz, a pediatra e neonatologista, Fabiana Mello e o cirurgião plástico, Felipe Franco. 

Camila Stolz e Fabiana Mello são sócias do Grupo Berçar (que conta também com Mayara Spera e Beatriz Mello) em São Paulo. Felipe Franco é cirurgião plástico, atende em Campinas.

 

Márcia Wirth
Personal Branding, Marketing Médico e Experiência do Paciente 

Veja também em News…

Marca Médica Afetuosa: Dor em Foco

Marca Médica Afetuosa: Dor em Foco

Hoje é o dia de apresentar para você uma nova marca médica afetuosa! Como eu me alegro com o médico que decide mudar e...

0 comentários

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?