Secretárias, recepcionistas, faxineiras, todos os profissionais devem estar aptos a fazer a visita guiada da clínica, atuando como relações-públicas.
Quando um novo “candidato a paciente” chega para a primeira consulta, ele não sabe quem é o médico por quem será atendido.
Também não possui certezas plenas sobre a qualidade dos serviços que serão prestados. A incerteza deste paciente é enorme.
Por isto é fundamental que os “candidatos a pacientes” sejam introduzidos à clínica, antes de realizarem a primeira consulta.
A apresentação da clínica deve durar, no máximo, 10 minutos.
E deve ser feita, idealmente, antes do paciente entrar para a sala de atendimento.
“Um candidato a paciente” melhor informado adquire maior confiança e as chances de aceitação do tratamento aumentam.
É importante desenvolver um roteiro para a primeira visita.
Entre os possíveis tópicos a serem apresentados, sugerimos: mini currículo do médico; serviços oferecidos pela clínica; filosofia dos serviços prestados; rotina da primeira consulta (anamnese, exames, plano de tratamento, previsão de honorários); controle de infecções; nome e função dos membros da equipe.
Uma apresentação da clínica aos novos pacientes dissipa receios e inseguranças sobre quem é o médico, a qualidade dos serviços, como são as instalações, os equipamentos, como é o ambiente.
Uma apresentação bem feita realça a qualidade dos serviços e estimula os comentários positivos (propaganda boca-a-boca) e as indicações para parentes, amigos, vizinhos, colegas.
Por Márcia Wirth
(reprodução autorizada com créditos)
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