Escolha uma Página

Teleconsulta e máscara : nova comunicação

Umas das frentes da telemedicina, a teleconsulta, como o próprio nome indica, é uma consulta médica em que o paciente encontra-se distante fisicamente do profissional de saúde.

Durante a pandemia mundial de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção, permitindo este tipo de atendimento.

Neste cenário mundial, a teleconsulta não só é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles em grupo de risco, protegidos em casa, como ajuda a desafogar o sistema de saúde.

Desafio da virtualidade

 

No entanto, a comunicação por meios virtuais é desafiadora. Afinal, diferente do que acontece quando estamos frente a frente, a troca de mensagens ou mesmo as videoconferências requerem certa adaptação da forma de nos comunicarmos. 

É fundamental evitar desentendimentos durante a conversa com o paciente. Se o médico estiver trocando mensagens, deve reler o que escreveu antes de enviar. Assim, garante que a informação chegará ao paciente de modo que ele possa compreender. 

Lembre-se de que para o paciente o atendimento médico online também é uma novidade. Por isso, ele pode ficar ansioso e fazer interpretações equivocadas das mensagens. Então, mostre-se aberto a responder suas dúvidas e garantir a compreensão correta. 

Além disso, como algumas chamadas podem ter um atraso sutil entre a fala do paciente e o momento que você recebe o áudio, comunique-se, também, com gestos. 

 

 

 Teleconsultas e máscaras

 

Aurea Regina de Sá, jornalista e coach de comunicação especializada em Media Training. 

É a profissional que você procura para te ajudar a falar em público com tranquilidade, para se preparar para ser porta-voz da sua empresa. 

Aprimorar a sua forma de se comunicar e melhorar o seu relacionamento com as pessoas é o que traz destaque social e profissional. 

Sou fã da Aurea há muitos anos. Já li os livros dela e já indiquei o seu trabalho diversas vezes. 

Quando idealizei o projeto Lives da Retomada – Clínicas Médicas, o nome dela foi o primeiro que veio à minha mente para fornecer dicas de comunicação ao médico durante a teleconsulta. 

Saiba como vencer todos os desafios da comunicação decorrentes da pandemia da Covid-19, acompanhando a nossa live.

Os olhos aparecem ainda mais agora e ganham uma importância muito maior com o uso das máscaras.

Para demonstrar surpresa, estranhamento, alegria ou qualquer outra emoção, explore os seus olhos, fale com eles para transmitir o que pensa e sente.

Novos tempos, nova comunicação!

Áurea Regina de Sá

Coach de comunicação pessoal

Veja também em News…

Novo site no ar: Clínica Cukiert

Novo site no ar: Clínica Cukiert

Ter um site hoje é o primeiro passo para conquistar a sua própria audiência. De acordo com pesquisa do Instituto...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?