Assessoria de imprensa

assessoriadeimprensa

Não é mais segredo que a imprensa descobriu  e cobre muito bem o mercado de saúde. Numa sociedade cada vez mais preocupada com a qualidade de vida, notícias sobre saúde e bem estar inundam as páginas dos jornais, as descobertas científicas ocupam cada vez mais espaço nos veículos de comunicação.

Neste cenário, o profissional de saúde deve encarar a comunicação como uma aliada. E neste contexto, uma ajuda profissional é sempre bem vinda.  O trabalho da assessoria de imprensa para consultórios e clínicas agrega valor à prática da Medicina/Odontologia.

Um dos objetivos do trabalho de assessoria de imprensa na área médica/odontológica é resgatar e aprofundar a relação médico(dentista)-paciente. Por isto, alguns cuidados devem ser observados neste trabalho com a imprensa. O principal deles: nunca expor o paciente. Esta recomendação deve ser seguida à risca. Muitas vezes, a entrevista não acontece ou a matéria cai devido “à exigência de um personagem” ou a “ausência de fotos dos procedimentos”.

O médico/dentista que deseja tornar-se uma referência em sua especialidade precisa aprender a se relacionar com a imprensa, evitando o excesso de exposição, trabalhando com informações da medicina(odontologia) baseada em evidências, não fazendo especulações, suposições, não criando falsas expectativas.

Acreditamos que a assessoria de imprensa da área médica/odontológica deve ser pró-ativa e saber relacionar a moléstia tratada por seu cliente a um fato de relevância social. Não falamos de doença, mas da importância da saúde. Não queremos ensinar o jornalista a fazer uma matéria sobre catarata, queremos chamar a sua atenção para o fato que de que uma boa visão na terceira idade previne as quedas que são consideradas, hoje, pelo Ministério da Saúde uma epidemia da terceira idade.

A divulgação médica/odontológica deve estar calcada na verdade. O que se pretende divulgar deve ser cientificamente correto e aceito como boa prática médica/odontológica. Um tema científico desperta o interesse da imprensa, e posteriormente, o dos leitores, se for aplicável à realidade da população, se trouxer, além de conhecimento, aplicações úteis e benefícios para o cotidiano do paciente.

 

52 thoughts on “Assessoria de imprensa

  1. Márcia Wirth Post author

    Elizabeth,

    O mais recomendado é que você busque assessoria de comunicação mais perto de você, para que o atendimento seja completo às suas necessidades.

    Grata pelo interesse,

    Márcia

  2. Márcia Wirth Post author

    Fernando,

    Enviei um e-mail com as informações solicitadas para você.

    Grata,

    Márcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »