Curso Qualidade no Atendimento ao Paciente

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Como motivar meu pessoal de apoio? Como causar uma boa impressão no paciente que vem, pela primeira vez, ao consultório? Como melhorar o atendimento telefônico e o agendamento das consultas? Devo implantar o uso de uniformes? Como evitar que uma queixa envolvendo o nome da minha clínica seja publicada no ReclameAqui? Como melhorar a qualidade da higienização dos meus banheiros?

Estas preocupações são muito pertinentes para todos os profissionais de saúde, pois o sucesso é fruto do planejamento. Temos observado ultimamente que profissionais e empresas da área da saúde estão buscando mais informações sobre ferramentas de gestão. O desejo é ser mais eficiente e competitivo. Neste mundo moderno e competitivo, profissionais e empresas precisam desenvolver, além da capacidade de gestão e de administração, habilidades de comunicação para lidar com mais facilidade com os novos paradigmas sociais.  Apostar unicamente em publicidade não resolve o problema. A propaganda não conscientiza, não cria valores.

Numa época em que os consultórios, clínicas e laboratórios não podem dispensar pacientes, o staff da clínica (secretárias, recepcionistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, enfermeiras, faxineiras, manobrista, telefonistas, dentre outros) se tornou peça fundamental para o bom funcionamento do negócio. O que não pode ser deixado de lado é a qualificação desses profissionais. Uma equipe motivada e treinada não é despesa. É investimento de retorno garantido.

Os profissionais e as empresas de saúde já descobriram que podem ter os melhores aparelhos, os mais sofisticados exames e procedimentos, uma bela clínica, mas isso não basta… O paciente percebe imediatamente quando existe investimento no material humano. É isso que dá o retorno esperado.

Curso Qualidade no Atendimento ao Paciente

Buscando atender às necessidades de consultórios, clínicas e laboratórios, realizamos in company o Curso Qualidade no Atendimento ao Paciente:

  • O treinamento do staff (todos os funcionários que mantêm contato com o paciente devem participar da capacitação: secretárias, recepcionistas, faxineiras, manobristas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, telefonistas) é realizado no próprio local de trabalho;
  • O treinamento dura 04 horas, abrangendo um intervalo de 20 minutos;
  • O treinamento é realizado às sextas, sábados e domingos;
  • Os funcionários que participarão do treinamento não podem estar trabalhando no momento da realização do curso. É preciso dedicação exclusiva ao treinamento;
  • A procura pelo treinamento é intensa. É preciso reservar com antecedência uma data para a realização do treinamento in company;
  • Todos os funcionários recebem uma apostila com o conteúdo abordado no curso e um certificado de participação. Não realizamos a venda da apostila. Ela só é fornecida aos participantes do curso.

Conteúdo programático:

Módulo 01: Mudanças dentro e fora do consultório

  • Descaracterização do caráter liberal da Medicina;
  • Excesso de escolas médicas;
  • Relacionamento difícil com planos de saúde, SUS e órgãos reguladores;
  • “Pressão social” sobre os prestadores dos serviços de saúde;
  • Importância de aprimorar o atendimento ao paciente.

Módulo 02: O paciente saiu de cena

  • Conheça o cliente, o consumidor, o e-paciente;
  • O que o “novo paciente” deseja?;
  • Como o “novo paciente” reclama?.

Módulo 03: Como melhorar o meu atendimento?

  • Atribuições bem definidas da secretária/recepcionista;
  • Aprimorando o “cara a cara” com o paciente;
  • Aprimorando o atendimento telefônico;
  • Lidando com críticas no consultório/clínica;
  • Dress code: boa imagem para melhorar a percepção do paciente;
  • Etiqueta corporativa é diferencial no mercado;
  • Aprenda a fazer a visita guiada do consultório/clínica.

Módulo 04: Atender bem deve ser o lema da empresa

  • Marketing de produtos x marketing de serviços: saiba a diferença;
  • Invista no “marketing do amor”;
  • Sugestões práticas para aprimorar o atendimento do consultório/clínica.

Módulo 05: Secretária, valorize a sua profissão!

  • Importância do profissional que faz o primeiro atendimento ao paciente;
  • Outros cursos para aprimorar o atendimento.

Contrate:

Você está interessado em realizar o curso na sua clínica?

Solicite uma proposta:

Márcia Wirth

faleconosco@marciawirth.com.br

Tel: (11) 9 93943597 e (11) 37913597

Envie um e-mail informando:

  • Nome da clínica;
  • Nome do diretor clínico;
  • Endereço completo da clínica, informando cidade e estado;
  • Especialidades médicas/odontológicas atendidas na clínica;
  • Número de profissionais que participarão do curso, bem como seus cargos (manobrista, copeira, recepcionista, telefonista, secretária, gerente, enfermeira).

8 thoughts on “Curso Qualidade no Atendimento ao Paciente

  1. Simone

    Prezados,
    Gostaria de solicitar orçamento para treinamento de recepção hospitalar.
    Somos do interior do Rio.
    Seria para 30 participantes.
    Fico no aguardo,
    Abraços!
    Simone

  2. Márcia Wirth Post author

    Simone,

    Encaminhei as informações solicitadas para o seu e-mail.

    Grata pelo interesse,

    Márcia

  3. Lillian Zampilli

    Prezados,
    Gostaria de solicitar orçamento para treinamento de recepção hospitalar.
    Somos do interior do Rio.
    Seria para 20 participantes.
    Fico no aguardo,
    Att,
    Lillian

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