O que é tendência no design de saúde…

O que é tendência no design de saúde…

O que é tendência no design de saúde…

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Os  estudos sobre o design baseado em evidências sugerem sempre a exploração da luz natural, pois este é um elemento arquitetônico que pode colaborar com a recuperação do paciente, diminuindo a sua permanência no hospital.

E para evitar intercorrências com o preparo e a aplicação de medicamentos e ainda reduzir o tempo que as enfermeiras gastam buscando e selecionando os remédios no posto de enfermagem, cada quarto pode contar com um posto avançado com armário trancado, onde apenas a medicação daquele paciente internado deve estar armazenada.

Nos projetos atuais de saúde, deve ser previsto um lavatório próximo da porta de entrada do quarto, para uso exclusivo da equipe de enfermagem. A tendência é que o quarto universal  tenha sua anatomia modificada para permitir linhas de visão da circulação para o leito, assim a equipe de enfermagem pode facilmente assistir os paciente. Materiais acústicos devem ser empregados para amortecer os ruídos dentro do quarto do paciente, diminuindo o estresse e permitindo a privacidade dentro do quarto.

Center for Health Design realizou um estudo no St. Alphonsus Regional Medical Center in Boise, em Idaho, e descobriu que a aplicação de medidas para redução de ruídos nos ambientes hospitalares pode melhorar a qualidade de sono dos pacientes em até 7,3%(numa escala de 10). Outro estudo, realizado no Bronson Methodist Hospital in Kalamazoo, Michigan, descobriu que, após a implementação dos quartos individuais – com lavatórios bem localizados – e de mudanças no projeto do fluxo de ar do hospital, as infecções hospitalares diminuiram em 11%.

Em Michigan, o Henry Ford West Bloomfield Hospital alterou o projeto de um novo hospital de emergência, após  a realização de um laboratório de simulação com os pacientes, onde descobriram que os pacientes na sala de emergência desejavam quartos grandes e individuais (para que os acompanhantes não tivessem que ficar na sala de espera),  quartos com fechamento piso teto (para garantir a privacidade),  além de um banheiro privativo.

Nos novos hospitais americanos, os postos de enfermagem centrais estão sendo descentralizados, criando um posto principal e sub-postos menores e mais próximos dos pacientes, visando agilizar o atendimento e garantindo a qualidade.

Por Márcia Wirth
(reprodução autorizada com créditos)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »