DOC ATENDIMENTO: Aprimoramento do atendimento cara a cara com o paciente

DOC ATENDIMENTO: Aprimoramento do atendimento cara a cara com o paciente

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Após o agendamento da consulta pelo telefone ou pela internet, há um momento crucial que é o “cara a cara” com o paciente, quando ele comparecerá ao consultório ou à clínica. Nesta ocasião, os funcionários que estão “na linha de frente” colocarão seus talentos e habilidades em teste.

Reunimos algumas dicas básicas para ajudá-los nesse processo:

  • Olhe para a pessoa que está à sua frente;
  • Preste atenção no que a pessoa está te falando e te pedindo;
  • Se você atende alguém de braços cruzados demonstra que você não está disposto a colaborar para a resolução do problema do paciente;
  • Não sente em cima de uma das suas pernas dentro da recepção;
  • Não masque chicletes quando estiver trabalhando;
  • Responda à uma pergunta com uma resposta. E não com outra pergunta. Responda sempre o que foi questionado;
  • Tenha postura. Sente-se em uma posição que indique que você está interessada em ajudar ou resolver;
  • Mantenha sua mesa em ordem. Nada de papéis pregados com recados. Mantenha bolsas, sacolas e objetos pessoais sempre guardados e não expostos;
  • Evite fazer ou receber ligações pessoais dentro do ambiente de trabalho.

 

Por Márcia Wirth

(reprodução autorizada com créditos)

Texto originalmente publicado na minha coluna do DOC ATENDIMENTO.

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