Aprimoramento do atendimento “cara a cara” com o paciente

Aprimoramento do atendimento “cara a cara” com o paciente

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Após o agendamento da consulta pelo telefone ou pela Internet, há um momento crucial que é o “cara a cara” com o paciente. É o momento em que o paciente irá ao consultório ou à clínica. É nesta ocasião que “os que estão na linha de frente” colocarão seus talentos e suas habilidades em teste.

Reunimos algumas dicas básicas que ajudam nesse processo:

  • Olhe para a pessoa que está à sua frente;
  • Preste atenção no que a pessoa está te falando e te pedindo;
  • Se você atende alguém de braços cruzados demonstra que você não está disposto a colaborar para a resolução do problema do paciente;
  • Não sente em cima de uma das suas pernas dentro da recepção;
  • Não masque chicletes, quando estiver trabalhando;
  • Responda uma pergunta com uma resposta. E não com outra pergunta. Responda sempre o que foi questionado;
  • Tenha postura. Sente-se em uma posição que indique que você está interessada em ajudar ou resolver;
  • Mantenha sua mesa em ordem. Nada de papéis pregados com recados. Bolsas, sacolas e objetos pessoais: mantenha sempre separados e não expostos a quem está atendendo.

Por Márcia Wirth

(reprodução autorizada com créditos)

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