MENTORIA
“No final das contas é a confiança que vai trazer os negócios, as oportunidades e a credibilidade”.
Márcia Wirth
O QUE É?
Mentoring, ou mentoria, diz respeito a “um processo no qual um profissional experiente assume a responsabilidade de ajudar um profissional iniciante a melhorar seu desempenho, a exercer novas funções, a desenvolver sua carreira”. (GOMES et al., 2015, p. 27).
Refere-se a um relacionamento transformacional, um processo de desenvolvimento de pessoas, onde uma pessoa (mentor) contribui para o crescimento de outra (mentorado), em diferentes áreas da dimensão humana, a partir do compartilhamento de conhecimentos e experiências.
Há uma distância enorme entre o que é o mundo acadêmico e o mundo real.
Carreiras fixas não funcionam mais da mesma maneira porque o mundo se alterou muito nos últimos 30 anos.
O mentor faz você voar com as suas próprias asas, atuando no que é conhecido e cego.
O funcionamento da mentoria implica na participação direta dos seguintes agentes:
- Mentorado: médico que se encontra em processo de aprendizagem e que necessita de orientação para vencer seus principais desafios no campo do personal branding e do marketing digital;
- Mentor: pessoa que traz consigo experiência, habilidades e competência na área de gestão empresarial, inovação, marketing e mercado, cuja função é prestar orientação ao mentorado no seu desenvolvimento.
MENTORIA EM PERSONAL BRANDING
É preciso inteligência e preparação para se destacar no mercado de saúde.
A mentoria de personal branding médico é um convite ao autoconhecimento.
É a oportunidade de conhecer o seu verdadeiro valor antes de fazer a oferta de seus serviços aos pacientes.
A mentoria não visa “criar uma personagem” para ser aceita, mas sim destacar o que você gostaria que as pessoas soubessem sobre você e seu trabalho para potencializar o seu negócio e a sua carreira.
É o caminho ideal a ser trilhado pelo médico que deseja iniciar a divulgação de seus serviços apropriadamente, de maneira personalizada, com segurança e propósito, seguindo as regras dos órgãos reguladores e sem desperdiçar tempo e dinheiro.
Fazer marketing diretamente para as pessoas não funciona mais. As pessoas fazem negócios com outras pessoas. É por isso que o personal branding é importante.
Você tem que conhecer a si mesmo, conhecer seu público e conhecer a sua concorrência para poder se posicionar.
Sua marca pessoal é seu principal ativo.
PERFIL DO MÉDICO QUE NECESSITA DE PERSONAL BRANDING
Profissional que tem dificuldade de se diferenciar (comoditização da medicina). Tem conhecimento, experiência e relevância, mas a sua imagem percebida não é condizente com o valor que possui.
Especialidade onde a concorrência com profissionais mais experientes ofusca novos talentos, ou seja, é preciso ter uma imagem forte para se projetar. É preciso projetar a sua identidade e o que o torna único.
Profissional que deseja maximizar o seu valor de venda, ou seja, profissional que só deseja atender pacientes particulares e atuar onde não há “guerra de preços”. Sente que pode atrair muito mais oportunidades profissionais.
Profissional que deseja lançar novos produtos (ex: cursos online). Deseja se tornar um autoridade na sua especialidade. Deseja ser relevante e memorável.
Profissional que precisa reabilitar sua imagem ou mudar a imagem projetada, ou seja, quando é necessário um rebranding.
ESTRUTURA DA MENTORIA
A mentoria é estruturada para durar 02 meses, totalizando 08 sessões (01 a cada semana), com a duração de uma hora.
1ª SESSÃO: CONSTRUÇÃO DA MARCA
- O que é o personal branding
- Mudanças no mercado
- Como se diferenciar
- O valor da marca pessoal
- Reconhecimento da marca pessoal
- Resgate da história pessoal
2ª SESSÃO: CONSTRUÇÃO DA MARCA
- Museu da Pessoa
- O valor do intangível
- Análise Swot Pessoal
- Pesquisa DNA da marca pessoal
3ª SESSÃO: DIFERENCIAÇÃO DA MARCA
- Identidade, imagem e reputação
- Propósitos
- Causas
- Visão
- Missão
- Valores
4ª SESSÃO: DIFERENCIAÇÃO DA MARCA
- Esfera de influência
- Audiência: proto-persona
- Arquétipos
- Concorrência
- Declaração de marca
- Manifesto da marca
5ª SESSÃO: POSICIONAMENTO DA MARCA
- Seja a marca
- Posicionamento x plano de marketing
- Matriz de serviços médicos
6ª SESSÃO: PLANO DE MARKETING DIGITAL
- Nascimento da marca
- Naming
- Papelaria
- Website
7ª SESSÃO: PLANO DE MARKETING DIGITAL
- Mídias Digitais
- Infoprodutos
- Eventos
- Collabs
- Comunidade
8ª SESSÃO: GESTÃO DA MARCA
- Jornada do paciente
- Regras da publicidade médica e LGPD
- O médico empreendedor
- A equipe intraempreendedora
CONTINUIDADE DO CICLO DE MENTORIA
Ao terminar a mentoria de personal branding, é possível adquirir o acompanhamento de gestão da marca pessoal, que abrange:
- Controle de evolução e impacto do plano de desenvolvimento da marca pessoal;
- Ajustes e manutenção do projeto;
- Gerenciamento e reavaliação de cenários.
MODALIDADE DE ATENDIMENTO
As mentorias acontecem somente de forma remota, enquanto a pandemia estiver vigente. Os encontros são agendados previamente, via Zoom, ou outra plataforma de conferência remota.
FORMATO DA MENTORIA
- Individual;
- Coletiva, quando os médicos serão sócios e darão início a um novo empreendimento juntos.