MENTORIA
“No final das contas é a confiança que vai trazer os negócios, as oportunidades e a credibilidade”.
Márcia Wirth
O QUE É?
Mentoring, ou mentoria, diz respeito a “um processo no qual um profissional experiente assume a responsabilidade de ajudar um profissional iniciante a melhorar seu desempenho, a exercer novas funções, a desenvolver sua carreira”. (GOMES et al., 2015, p. 27).
Refere-se a um relacionamento transformacional, um processo de desenvolvimento de pessoas, onde uma pessoa (mentor) contribui para o crescimento de outra (mentorado), em diferentes áreas da dimensão humana, a partir do compartilhamento de conhecimentos e experiências.
Há uma distância enorme entre o que é o mundo acadêmico e o mundo real.
Carreiras fixas não funcionam mais da mesma maneira porque o mundo se alterou muito nos últimos 30 anos.
O mentor faz você voar com as suas próprias asas, atuando no que é conhecido e cego.
O funcionamento da mentoria implica na participação direta dos seguintes agentes:
- Mentorado: médico que se encontra em processo de aprendizagem e que necessita de orientação para vencer seus principais desafios no campo do personal branding e do marketing digital;
- Mentor: pessoa que traz consigo experiência, habilidades e competência na área de gestão empresarial, inovação, marketing e mercado, cuja função é prestar orientação ao mentorado no seu desenvolvimento.
MENTORIA EM PERSONAL BRANDING
É preciso inteligência e preparação para se destacar no mercado de saúde.
A mentoria de personal branding médico é um convite ao autoconhecimento.
É a oportunidade de conhecer o seu verdadeiro valor antes de fazer a oferta de seus serviços aos pacientes.
A mentoria não visa “criar uma personagem” para ser aceita, mas sim destacar o que você gostaria que as pessoas soubessem sobre você e seu trabalho para potencializar o seu negócio e a sua carreira.
É o caminho ideal a ser trilhado pelo médico que deseja iniciar a divulgação de seus serviços apropriadamente, de maneira personalizada, com segurança e propósito, seguindo as regras dos órgãos reguladores e sem desperdiçar tempo e dinheiro.
Fazer marketing diretamente para as pessoas não funciona mais. As pessoas fazem negócios com outras pessoas. É por isso que o personal branding é importante.
Você tem que conhecer a si mesmo, conhecer seu público e conhecer a sua concorrência para poder se posicionar.
Sua marca pessoal é seu principal ativo.
PERFIL DO MÉDICO QUE NECESSITA DE PERSONAL BRANDING
Profissional que tem dificuldade de se diferenciar (comoditização da medicina). Tem conhecimento, experiência e relevância, mas a sua imagem percebida não é condizente com o valor que possui.
Especialidade onde a concorrência com profissionais mais experientes ofusca novos talentos, ou seja, é preciso ter uma imagem forte para se projetar. É preciso projetar a sua identidade e o que o torna único.
Profissional que deseja maximizar o seu valor de venda, ou seja, profissional que só deseja atender pacientes particulares e atuar onde não há “guerra de preços”. Sente que pode atrair muito mais oportunidades profissionais.
Profissional que deseja lançar novos produtos (ex: cursos online). Deseja se tornar um autoridade na sua especialidade. Deseja ser relevante e memorável.
Profissional que precisa reabilitar sua imagem ou mudar a imagem projetada, ou seja, quando é necessário um rebranding.
ESTRUTURA DA MENTORIA
A mentoria é estruturada para durar 02 meses, totalizando 08 sessões (01 a cada semana), com a duração de uma hora.
1ª SESSÃO: CONSTRUÇÃO DA MARCA
- O que é o personal branding
- Mudanças no mercado
- Como se diferenciar
- O valor da marca pessoal
- Reconhecimento da marca pessoal
- Resgate da história pessoal
2ª SESSÃO: CONSTRUÇÃO DA MARCA
- Museu da Pessoa
- O valor do intangível
- Análise Swot Pessoal
- Pesquisa DNA da marca pessoal
3ª SESSÃO: DIFERENCIAÇÃO DA MARCA
- Identidade, imagem e reputação
- Propósitos
- Causas
- Visão
- Missão
- Valores
4ª SESSÃO: DIFERENCIAÇÃO DA MARCA
- Esfera de influência
- Audiência: proto-persona
- Arquétipos
- Concorrência
- Declaração de marca
- Manifesto da marca
5ª SESSÃO: POSICIONAMENTO DA MARCA
- Seja a marca
- Posicionamento x plano de marketing
- Matriz de serviços médicos
6ª SESSÃO: PLANO DE MARKETING DIGITAL
- Nascimento da marca
- Naming
- Papelaria
- Website
7ª SESSÃO: PLANO DE MARKETING DIGITAL
- Mídias Digitais
- Infoprodutos
- Eventos
- Collabs
- Comunidade
8ª SESSÃO: GESTÃO DA MARCA
- Jornada do paciente
- Regras da publicidade médica e LGPD
- O médico empreendedor
- A equipe intraempreendedora
Foi uma experiência incrível! Me apresentou um novo mundo de conhecimentos. Com certeza, finalizo a mentoria muito mais ciente de mim, do que desejo para o meu futuro e até mais realizada profissionalmente, pois um novo mundo de possibilidades foi aberto.
Desbravar o desconhecido torna-se mais fácil quando temos ferramentas para guiar nosso caminho… Somos um grupo de 4 amigas, médicas pediatras e neonatologias, já habituadas com a vida de plantões em UTIs e maternidades, e que um dia resolvemos nos unir e entrar no mundo dos consultórios! Com medo do que estava por vir, mas com uma vontade imensa de fazer esse projeto dar certo, fomos atrás do conhecimento para construir nossa história! E foi com a ajuda da mentoria que fizemos esse sonho nascer…
CONTINUIDADE DO CICLO DE MENTORIA
Ao terminar a mentoria de personal branding, é possível adquirir o acompanhamento de gestão da marca pessoal, que abrange:
- Controle de evolução e impacto do plano de desenvolvimento da marca pessoal;
- Ajustes e manutenção do projeto;
- Gerenciamento e reavaliação de cenários.
MODALIDADE DE ATENDIMENTO
As mentorias acontecem somente de forma remota, enquanto a pandemia estiver vigente. Os encontros são agendados previamente, via Zoom, ou outra plataforma de conferência remota.
FORMATO DA MENTORIA
- Individual;
- Coletiva, quando os médicos serão sócios e darão início a um novo empreendimento juntos.