Escolha uma Página

Autoridade digital: assessoria de imprensa é ferramenta

O trabalho da assessoria de imprensa é um aliado do médico na construção de autoridade digital.

Não é mais segredo que a imprensa descobriu e cobre muito bem o mercado de saúde. Numa sociedade cada vez mais preocupada com a qualidade de vida, diversas notícias sobre saúde e bem estar inundam os veículos de comunicação.

O médico que deseja tornar-se uma referência em sua especialidade precisa aprender a se relacionar com a imprensa, evitando o excesso de exposição, trabalhando com informações da medicina baseada em evidências, não fazendo especulações, suposições, não criando falsas expectativas.

Regras éticas

Segundo as normas de publicidade médica, o médico pode conceder entrevistas ou colaborar com a mídia – elemento que reforça a sua autoridade digital – somente para oferecer esclarecimentos à sociedade.

Essas colaborações não podem ser usadas para autopromoção, aferição de lucro ou para angariar clientela – não é permitido, por exemplo, nessas oportunidades, a divulgação de endereço ou telefone de consultório.

Ao conceder uma entrevista, o médico deve ter uma postura de esclarecimento, que exclua o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a sugestão de que trabalha com técnicas exclusivas e a defesa de interpretações ou procedimentos que não tenham respaldo científico.

É vedado ao médico, quando não especialista, divulgar tratamento de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas por induzir a confusão com divulgação de especialidade. 

Minha história

Gosto muito do tema, pois a minha consultoria começou oferecendo exatamente o serviço de assessoria de imprensa para médicos, em 2005. De lá para cá, muita coisa mudou, tanto na forma de se fazer assessoria de imprensa, como na forma do médico se relacionar com a mídia. 

Nosso convidado é Eduardo Sobreira, jornalista, especialista em mídias digitais e marketing médico. Há mais de 12 anos atua no mercado de comunicação empresarial, tem passagens marcantes  por grandes empresas como Energisa, Sicoob e agências de publicidade. 

Eduardo é meu colega no curso de Certificação Agência de Marketing Médico, promovido pelo Vitor Jaci.

Compartilhe a nossa live com amigos que possam se interessar pelo assunto!

Veja também em News…

Marca pessoal do médico

Marca pessoal do médico

Branding é a imagem que seu nome cria na mente do público. Por exemplo, quando você ouve "Clínica Mayo" ou “Dr. Ivo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?