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Fatores relevantes para construir uma imagem positiva para os pacientes

12 de agosto de 2020

Reputação e imagem se consolidam com uma boa comunicação por parte do profissional médico, mas só são propagadas se o profissional for competente, afetivo e comprometido com o paciente.

A relação médico-paciente é o calcanhar de Aquiles em qualquer sistema de saúde do mundo. Apesar de todo o progresso, da medicina de alta complexidade e de novos e poderosos medicamentos, em muitos casos, os médicos dispendem pouco tempo esclarecendo detalhes sobre o mal que aflige o seu paciente.

A democratização das informações e o maior acesso a conteúdos de cunho científico mudou o nível de exigência do paciente. Hoje, ele chega ao consultório em busca do “tratamento X, da anestesia Y e do pós-operatório Y e Z”. Novas exigências foram incorporadas à relação consumidor-paciente x médico.

É preciso mais transparência, mais fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. É preciso que o médico avalie a concorrência, o tamanho do mercado.É necessário planejar a sua participação no mercado de saúde, saber qual o seu “share”.  É preciso trabalhar cada paciente individualmente.É necessário estar comprometido com o sucesso e o bem estar do paciente.É preciso fazer com que o paciente perceba que o médico está comprometido com a sua qualidade de vida. São muitas as faces desta nova relação médico-paciente.

Por Márcia Wirth
(reprodução autorizada com créditos)

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