Escolha uma Página

O que o “novo paciente” deseja?

“Fiz um exame médico. Tive que preencher um questionário de seis páginas, cerca de trezentas perguntas. A todas, com exceção de uma, respondi NÃO. Já havia contraído rubéola, varíola, catapora, cólera, tétano, tuberculose, febre amarela, escarlatina ou tifo? Tinha vertigens, colesterol, diabetes, pressão alta, dor de cabeça, dor no coração, na barriga, tinha filhos, alergia, cálculos, palpitações, ondas de calor, problemas cardíacos, dentários, auditivos, espasmos musculares, crises de epilepsia, dores lombares, tonteiras, desmaios, problemas gástricos, intestinais, problemas de visão? E, de repente, como se fosse a coisa mais natural do mundo, perdida no meio daquilo tudo, a pergunta:  ‘ está triste?’ ”.

O exame médico. Sophie Calle, artista plástica, escritora e autora de Histórias Reais.

Quando nos tornamos pacientes, procuramos mais do que uma consulta ou um medicamento. Queremos uma ótima clínica, situada num ótimo lugar, muito bem equipada, mas gerida e “operada” por seres humanos.

APENAS isso, mas nesse caso, o APENAS  é o TUDO!

Numa época em que os consultórios e clínicas não podem dispensar pacientes, secretárias, recepcionistas, manobristas, copeiras, telefonistas, atendentes de enfermagem, enfermeiros, todos que lidam com o paciente, antes dele chegar na sala do médico, se tornaram peças fundamentais para o bom funcionamento do negócio.
Por isso, é importante contar com uma equipe bem treinada:

Investir na capacitação da equipe interna é mais eficiente que investir em propaganda;

  • Uma equipe bem treinada e motivada aumenta a percepção do paciente sobre a qualidade do serviço prestado e do atendimento recebido, gerando satisfação e indicações diretas;
  • Capacitar os que estão na linha de frente e na base de sustentação do atendimento médico não é despesa;
  • O paciente percebe imediatamente quando existe investimento no material humano. É isso que dá o retorno esperado.

Por Márcia Wirth
(reprodução autorizada com créditos)

Veja também em News…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?