Escolha uma Página

Na clínica: um comentário negativo é mais eficaz do que muitos positivos?

17 de outubro de 2012

Hoje, é preciso saber que o boca a boca é extremamente importante. Neste ano, durante uma  Conferência Internacional realizada durante  12° Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, promovido pela Mega Brasil Comunicação no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o palestrante o diretor da Ogilvy PR/EUA, o americano John Bell, destacou, com propriedade que o comunicador do futuro deve saber fazer o boca a boca.

A Internet instalou uma mudança significativa no esquema de influência de opinião, saindo da dinâmica de “dois passos” para o modelo de rede, em que a referência ultrapassa hierarquias e etapas e se intercruza de maneira instável. Saímos do mundo de formadores de opinião para o conceito de correntes de opinião, em que os princípios da troca de moeda do mercado econômico são alterados para os princípios de troca de atenção do mercado social.

O Nielsen Global Online Consumer Survey 2009 indica que as recomendações de outras pessoas estão no topo da influência com 90% das citações, seguidas das opiniões de consumidores postadas online com 70%, websites corporativos com 70% e conteúdo editorial em jornal e revista com 69%. O Trust Barometer da consultoria Edelman aponta em último lugar de confiabilidade os conteúdos corporativos oficiais, sobremaneira a propaganda.

Mercados, hoje, são conversações. No mercado de saúde, isto não é diferente. O foco agora é aumentar o capital social, ou seja o prestígio entre uma rede de relacionamento, a partir da confiança, da comunicação e da capacidade técnica/expertise como atrativos para conseguir ampla colaboração.

Os benefícios podem ser satisfação emocional (altruística ou competitiva), operacional (obtenção de conhecimento prático) ou financeiro (acesso a vantagens econômicas). É do cruzamento entre a comunicação e o paciente que fatos são gerados, como moeda de interação.

Por Márcia Wirth
(reprodução autorizada com créditos)

Veja também em News…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?